8 Plugins do WordPress que a ET Conteúdo recomenda

8 Plugins do WordPress que a ET Conteúdo recomenda

Uma das coisas que comentei lá no e-book Por Que WordPress são os plugins. Isso é uma área bem importante de um site que utiliza o gerenciador de conteúdo. Algumas ferramentas não estão presentes no sistema por padrão, mas podem ser adicionadas facilmente.

As recomendações sempre falam na utilização máxima de 10 plugins, pois eles colaboram para o site “pesar” no servidor que está hospedado e isso acaba afetando na velocidade do carregamento da página.

Vou fazer uma lista com os plugins que utilizo nos sites que administro e depois citarei mais alguns que já trabalhei.

Baixe o E-book Por Que WordPress

Complete com seus dados para receber o material.
Baixe agora!

Os recomendados:

Jetpack: É uma ferramenta poderosa dentro do WordPress. Entre as várias funcionalidades dele está a que mede o número de acessos e a que permite incluir os botões de redes sociais. Ele também colabora com a segurança do site. Gratuito, possui versão paga com outros recursos.

Akismet: Outro plugin da Automattic que trabalha lado a lado com o Jetpack. A função do Akismet é barrar spams, e isso ele faz muito bem. Gratuito.

WP Super Cache: Também criado pela Automattic o WP Super Cache é um plugin bem simples e fácil de se utilizar que colabora na otimização do site, permitindo o carregamento dele mais rápido para os usuários finais. Gratuito.

Health Check & Troubleshooting: Este plugin faz um relatório do seu servidor e aponta recursos que estão em risco, além de corrigir alguns problemas sem tirar o seu site do ar. Ele é mantido pela comunidade do WordPress.org. Sua distribuição é gratuita.

WP-Optimize: Para otimizar o seu banco de dados sem maiores dores de cabeça, esta é a ferramenta indicada. Ele é gratuito, mas possui versão paga.

Smush: A otimização de imagens é uma grande dor de cabeça para sites em WordPress. O Smush ajuda a resolver este problema. Ele é gratuito, mas possui limitações de uso. A versão paga tem um preço salgado, mas liberas funcionalidades bacanas.

WordPress SEO (by Yoast): Em alguns dos sites utilizo um plugin para SEO, o YOAST é perfeito para essa finalidade. Vale ressaltar que ele não vai melhorar a qualificação do seu site, mas vai te auxiliar para que o site esteja bem ajustado para os buscadores.

Contact Form 7: Para formulários de contato o Jetpack tem este recurso, mas quem gosta de um plugin específico para esses formulários, utiliza o Contact Form 7. Muitos temas recomendam a sua utilização também.

Outros plugins recomendados:

W3 Total Cache: Este é um plugin completo para Cache.

Broken Link Checker: Para conferir links quebrados e remover este é o ideal. Simples e de fácil utilização.

All in One WPMigration: Recentemente encontrei este plugin e ele é perfeito para fazer a migração de sites em WordPress. Geralmente uso para retirar um site que está pronto da minha hospedagem e colocá-lo na do cliente.

Tags:
ThalesBarreto
barreto.thales@gmail.com

Sou Thales Barreto e tenho 33 anos. Me formei em jornalismo pela Famecos/ PUCRS em 2009. Atualmente faço pós graduação em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia pela PUCRS.