Bastidores da migração do site da ET Conteúdo

Imagem de Bethany Drouin por Pixabay

Na última semana estava bastante ocupado aqui na ET Conteúdo realizando a migração do nosso site e de alguns que estão hospedados no nosso servidor. Saímos da HostGator, uma grande empresa de hospedagem, para a GoDaddy, outra gigante do ramo.

Nossa migração se fez necessária devido a um crescimento na audiência do site esportivo Conexão Grenal, que a ET administra desde 2012. Entretanto o Conexão é um site grande, com milhares de arquivos, então a migração é um pouco mais complexa do que a migração do site de uma empresa ou de um blog recente.

Vale destacar que todos esses sites que migramos rodam em WordPress. Se você baixou o e-book sobre o WordPress sabe que ele funciona com um banco de dados. Quando vamos migrar é importante que este banco de dados também seja salvo.

Baixe o e-book Por Quê WordPress?

Complete com seus dados para receber o material.
Baixe agora!

Existem plug-ins que auxiliam muito na migração de uma instalação WordPress. A HostGator, por exemplo, recomenda o uso do All-In-One WP Migration. Um outro bem popular entre os usuários é o Duplicator. Sem dúvidas são os mais populares.

O processo de utilização do Duplicator me pareceu bem mais complexo que o do All-In-One. Já utilizei esse plugin quando precisamos tirar o site do Ad Com do nosso servidor para o domínio deles. Só que nem sempre dá para utilizar o plugin, foi o caso do Conexão Grenal. Nesse caso é preciso baixar todos os arquivos da instalação e enviar para o novo servidor. Além de importar também o banco de dados. Alguns ajustes podem ser necessários durante essa operação.

Se a sua empresa está enfrentando problemas na hospedagem, talvez seja a hora de fazer uma otimização ou trocar de hospedagem. Para ambos os casos a ET Conteúdo está disponível para lhe auxiliar nesses problemas e ajudar a resolvê-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *