Transmissões ao vivo devem se manter após fim da pandemia

As lives, transmissões ao vivo em redes sociais, se popularizaram durante a pandemia do novo coronavírus. Desde março diversas empresas e artistas promoveram transmissões com a ideia de movimentar seu público. Impossibilitados de fazerem seus shows, músicos viram nas lives uma fonte de renda.

A utilização de vídeo vem crescendo de forma vertiginosa na internet nos últimos dez anos. A principal plataforma para se promover lives é o YouTube, mas redes como Instagram, Facebook, Twitch – esta mais voltada para o público gamer, e o Periscope também são utilizadas.

Empresas podem utilizar essas transmissões, através de seus canais oficiais, para se aproximar de seus clientes. É mais um elemento da estratégia digital. As lives já aconteciam antes da pandemia, mas na pós ela vai permanecer. Talvez a periodicidade seja menor, mas será fundamental pensar que esse formato não deve ser abandonado quando a vacina vier.

Como fazer uma live?

Para fazer uma live é preciso de uma conta ativa em uma rede social. Algumas redes, como o YouTube, vão colocar algumas limitações para a realização destas transmissões através de dispositivos móveis. De qualquer forma é possível fazer estas emissões pelo computador.

YouTube

Após acessar a sua conta é só clicar em uma imagem de câmera, na parte superior direita e ir em Transmissão ao vivo. Será necessário permitir o acesso do navegador a sua câmera e o microfone. Depois disso você pode dar um título para essa transmissão, definir se ela será pública, não listada, privada e se irá programar ela para um horário futuro. Clicando em avançar, você poderá tirar uma foto para a miniatura do vídeo ou subir uma imagem editada anteriormente. Depois disso é só começar a transmissão.

Facebook

Para a transmissão no Facebook, via dispositivo móvel, é preciso apenas de depois passos. Abra o aplicativo, vá em “Ao vivo”. Depois disso você vai escolher se a live é pública, só para amigos, amigos dos amigos ou privada e então começar a transmissão. Você pode salvá-la, ao final, ou excluir.

Instagram

Para fazer uma transmissão ao vivo pelo Instagram, é preciso abrir o aplicativo e ir na câmera que está na parte superior esquerda, a mesma utilizada para publicar stories. Selecione “Ao Vivo” e comece sua transmissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *